sexta-feira, 23 de outubro de 2009

All-Girlz Galore [Arga Warga; 2009]

Editado em Maio no V FIBDB, este lançamento marca o regresso do projecto All-Girlz às lides editoriais, após a edição em 2006 do fanzine original All-Girlzine, sendo esta uma iniciativa que visa destacar os trabalhos das autoras nacionais de BD, dando também a conhecer estreantes no sector.
Intitulado All-Girlz Galore, este 2º comic reúne novamente uma dezena de autoras, desta feita elegendo as tendências estéticas/temáticas indie como corrente dominante, indo de propostas mais plásticas e técnicas passando por uma panóplia de estilos gráficos: do ousado lápis e grafite, às colagens, até à arte digital, com estilização a preto-e-branco ou tons cinzentos.Tematicamente, o leque estende-se por contos intimistas e de humor, mas sempre com teor pessoal e sexualidade à mistura, que de forma declarada ou subtil reflectem o cunho autoral das narrativas.

Abrindo a edição, a ilustradora Inês Casais (também autora da capa) adapta um conto clássico grego (de voyeurismo) em “O Mito de Actéon”, onde um caçador é vítima do seu voyeurismo; e as profissionais de ilustração Marta Monteiro e Ana Biscaia, contribuem com dois contos introspectivos, onde reafirmam as suas linguagens gráficas, em “Is that all there is” e “Fechou a Loja”, respectivamente.

A dupla Sara Franco (arte) e Raquel Alves Coelho (texto, com tradução por Richard Lewis), contam a malograda vida amorosa da epónima heroína, em “Code-name: Berta”; e a arquitecta/ilustradora Sónia Oliveira apresenta “Desencontros”, que contraí numa história dois contos sobre abandonos, criados para concursos; depois, a polivalente Kati Zambito assina “Múuu!”, um conto absurdista de equívocos de identidade.

Das autoras que haviam participado no fanzine original, Andreia Rechena regressa com “Annushka, a Boneca”, onde satíriza o romantismo entre os brinquedos da nossa infância; a designer gráfica e cartoonista Joana Sobrinho narra desventuras urbanas da personagem “Natália”; e por fim, da designer e artista plástica Cláudia Dias, a relação de dois amantes é palco para a sequência de título “Osmose”.

All-Girlz Galore foi nomeado para Melhor Fanzine pelos júris do Prémio Nacional de BD, no 20º AmadoraBD.


ALL-GIRLZ GALORE
Arga Warga Edições © (Maio, 2009)
Edição: Daniel Maia
Design: Estéfano Gomes
Ilustração de Capa: Inês Casais
Colaboradoras: Ana Biscaia, Andreia Rechena, Cláudia Dias, 
Inês Casais, Joana Sobrinho,
Kati Zambito, Marta Monteiro, Raquel Alves Coelho, Sara Franco e Sónia Oliveira.
Tiragem: 150 exemplares | 32 páginas | Preto/branco | PVP: 4,00€
Depósito Legal: 294871/09 | ISBN: 978-989-96258-0-8
Status: Stock Limitado

Arga Warga: Nota de Intenções

Apresento a minha recém-criada chancela e estúdio de artes gráficas Arga Warga (i.e. pronuncia-se Árga Úarga).


Esta não será uma editora apostada em editar obras estrangeiras no mercado nacional, mas um selo editorial de autor, que ao mesmo tempo irá produzir trabalhos nos quais não intervenho artisticamente, mas que sejam todavia projectos da minha concepção e coordenação. Através dela, vou editar obras minhas de cariz independente, porventura experimental ou cuja publicação mais comercial faça menor sentido.

Relativamente à orientação editorial, tem como objectivo produzir novelas gráficas, bem como compilações ou títulos de formato revista, artbooks e sketchbooks. As edições poderão passar por colaborações com outros autores, como seja no caso da colecção All-Girlz, o evento CC:Cadavre Exquis ou outros.

Os presentes planos editoriais prendem-se com os fanzines All-Girlz já mencionados, nomeadamente All-Girlz Galore (Maio), All-Girlz Banzai! (Novembro) e All-Girlz Redux (em breve), sendo este último uma reedição do fanzine All-Girlzine, há muito esgotado. Posteriormente, será lançada a compilação do Ciclo de Homenagem a Robert E. Howard, coordenado para a Tertúlia BD de Lisboa, cuja antologia será intitulada A Caneta era Lei – Tributo a Robert E. Howard. Para novidades respeitantes a projectos meus, visitar também os blogs: DanielMaia-Art, All-Girlz, CC:Cadavre Exquis.


A Arga Warga tem sede física no meu atelier, com morada em:
Eurocentro82, Loja 21, 2870–348 Montijo (Portugal).